sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Adequação e Inadequação linguísticas

Houve um tempo em que aprendíamos na escola que havia uma maneira certa e uma maneira errada de utilizar a língua portuguesa.
Assim, tudo que a norma culta compreendia era o certo e o que não seguisse o padrão culto era errado e deveria ser evitado.
Com o avanço dos estudos na área de linguística, os conceitos de "certo" e "errado" deram lugar aos conceitos "adequado" e "inadequado".
Essa mudança tem como principal característica a visão de uma língua viva e adaptável as situações de uso e não uma língua engessada pelos manuais e nada prática.
Dentro de uma situação de comunicação há vários fatores que interferem diretamente na maneira em que o diálogo é construído, tais como o grau de formalidade de um assunto, o nível de relacionamento entre os interlocutores, a bagagem cultural que cada participante do discurso traz consigo, o ambiente em que ocorre a situação comunicativa, a intenção comunicativa pretendida, entre outros.
Então, podemos afirmar que em uma conversa entre amigos em uma lanchonete, por exemplo, o uso de uma linguagem coloquial e de gírias é completamente adequado, dado o grau de informalidade da situação, a intimidade construída pela amizade e a descontração do ambiente.
Já em uma conversa entre funcionário e patrão em um ambiente corporativo o mais adequado é uso de uma linguagem formal, dada a formalidade do local, a relação de subordinação entre os falantes e o tema do assunto.
Como exemplos de inadequação podemos citar alguém que ao escrever um bilhete para a mãe pedindo que lhe compre um leite, redija a seguinte frase: " Cara progenitora, gostaria de lhe solicitar que por obséquio trouxesse-me o produto final da ordenha de um mamífero ruminante, conhecido como vaca", ao invés de simplesmente dizer: "Mãe, por favor, compre leite". 
Estas e outras explicações sobre Adequação e Inadequação da língua, podem ser encontradas nos livros de Introdução à Linguística da editora Contexto que foi escrito sob a organização de José Fiorin.

Obs: Este texto é somente uma breve resumo sobre o tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário